um bocadinho de inverno


- Vou ter saudades de ti – disse o Coelho. – Vais ter saudades de mim?
- Não – disse o Ouriço.
- Eu vou ter saudades de ti – disse o Coelho.
- Já sei – disse o Ouriço -, ainda agora mo disseste.

- És esquecido – disse o Ouriço.
- Esquecido? – disse o Coelho.
- Se não fosses esquecido – disse o Ouriço -, lembravas-te de por que é que eu não vou ter saudades de ti.

- Lembra-me – disse o Coelho.
- Vou estar a dormir – disse o Ouriço. – Quando estamos a dormir não temos saudades dos amigos.

O Ouriço pegou numa pedra bicuda e foi até à árvore. O Coelho comeu uma ervinha verde, e depois uma florinha, e depois um trevo.
O Ouriço escreveu uma mensagem na casca.

Querido Coelho
por favor guarda-me
um bocadinho
de Inverno
para quando
eu acordar
Saudades
Ouriço
X

(…)

Nesse ano o Inverno foi rigoroso. Caiu neve. O lago gelou. O Coelho estava quentinho na toca, mas tinha fome.

- Isto é que é aborrecido no Inverno – disse o Coelho, enquanto saltava para fora. – Quanto mais frio está, mais comida eu quero.
Olhou em volta.
- E quanto mais frio está, menos comida encontro.

Não havia erva verde.
Não havia trevos verdes.

O Coelho teve de se contentar com coisas castanhas.
Folhas castanhas.
Casca castanha.
Uma bolota castanha.

Quando o Coelho viu as palavras na árvore, ficou tão surpreendido que deixou cair a bolota.
A bolota rolou.
Juntou neve.
Transformou-se numa bolinha de neve.
Ed. Caminho, 2ª edição, Fevereiro 2003, Texto de Paul Stewart, Ilustrações de Chris Riddell

8 comments:

Excelente!!! It made my day... Jinhos

Muito bonito! Lindo! Vou ler à minha M.

Que bonito. Eu também gosto muito desta literatura!

Já tenho saudades de postar os meus livros também. Adorei ler este.

Tu não vais acreditar... mas vim parar a este blogue quando procurava no google algo que nada tem a ver com este post. Era um assunto que está num post mais lá para outros dias e para outras idades. E fiz referência a esse post e esse outro livro no blogue do costume. Espero que não levem a mal. Para ti, Nat, um beijo imenso. E já agora... Há algum sítio onde não estejas?:-)

Querida Lola, que bom encontrar-te aqui. Parece que o destino teima em fazer-nos cruzar caminhos. É que, pelos vistos estou em muitos sítios (não tantos assim, apenas os suficientes para a ilusão) mas tu não estás em menos :)

Eu conheci este livro há 3 ou 4 anos. Ainda o releio. Às escondidas, que esta gente crescida tem a mania que só vale ler coisas de adultos. Como se esta não fosse. Pfff...

eu sou assim, como o ouriço... smepre na toca... e assim ninguém sabe de quem tenho mesmo saudade...

Enviar um comentário

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial