ZEN E A ARTE DE AMAR


Nós estamos destinados a viver uma vida de amor. Quando não estamos apaixonados é porque algo de errado se passa. Infelizmente, muitos de nós resignamo-nos perante a desilusão, a perda e a desordem nas relações. Ainda que possamos ser muito bem-sucedidos em outras áreas da vida, a maioria de nós não sente que o mesmo grau de sucesso no amor seja um direito natural seu. "Ser realista no que toca aos relacionamentos" é a atitude que se considera natural à medida que "crescemos" e deixamos de alimentar fantasias, tolices, sonhos de infância. Mas nada poderia estar mais longe do que é natural. (....) Não nos apercebemos de que quando não estamos apaixonados algo não está bem.
.
Estar apaixonado é a coisa mais madura e realista que se pode fazer. Traz energia às nossas vidas, preenche-nos com uma disposição positiva, desperta a generosidade e torna cada momento pleno de beleza. Estar apaixonado dissipa de forma imediata a sensação de falta de propósito e de desconecção com que muitos se confrontam. O corpo é sarado, o coração fica feliz.
.
Estar apaixonado é o nosso estado natural.
.
(...)
.
SHOSHANNA, Brenda, Zen e a Arte de Amar, Editorial Presença, Lisboa, 2006.

9 comments:

Que lucidez !

Tao simples como isto..

É assim que eu penso!

( tranquilizante - natural! )

Caramba!Não podia estar mais de acordo!!

Este livro é deveras muito bonito, mas discordo em algumas coisas. Não estar apaixonado é como viver uma vida sem sentido??? Não creio.
Se nós não estivermos apaixonados por nós próprios nunca vamos puder encontrar alguém que se apaixone por nós. Todos nós temos uma alma gémea, embora muitos não acreditem, se não a encontrar-mos no nosso corpo físico, ou seja, aqui na terra, vamos encontrá-la no nosso corpo étero, ou seja, em outra vida, em espírito. Mas não é por não sermos amados que não devemos ser felizes.
É bom ser amado, mas às vezes doi tanto, que não sei se é melhor estar sem amor e não sofrer do que amar e estar sempre com dúvidas, com incertezas, eu tenho como prioridade na minha vida a Honestidade, e se alguém me falta a ela, para não magoar ou para magoar, doi muito. As ilusões já se perderam há muito tempo.
Uma boa noite
Abelhaferrona

Obrigado

Precisava de ler algo assim para não achar que estou louca :)

E citando-te, numa frase que escreveste noutro blog teu: "O meu obrigado (...) mas por me terem permito lê-las, no que isso tem, apesar de tudo, de subjectivo, e que é ler-me também. O meu mundo ficou maior!"

Maria João

Quando li o excerto deste livro fiquei com a sensação de tratar o Estar Apaixonado "apenas" como um sentimento entregue a outrem e não como uma forma de estar na vida, o que eu penso ser um estado maior. Estar Apaixonado por Viver ao invés de Estar Apaixonado por um alguém que, apesar de também passar por aí certamente não é tudo. Não pode ser tudo. E sim, concordo que ao crescer temos tendência a encarar-nos e aos outros com uma atitude demasiado realista, ríspida, anti-natural. Como podemos achar ser esse o caminho mais acertado?
De qualquer maneira, concordo com a ideia geral do excerto e parece que vou ter de ler o livro para saber mais ;)

Blog interessante! :)

"...Zen ..." Ora bem era bom que todos Nós Quiséssemos Estar Zen!!! Pergunto por exemplo se algum elemento da Eta já leu este livro?! O Mundo é Lindo, nós complicamos as nossas Vidas e as dos outros porquê?! Enganar aos outros tarefa fácil, contudo não entendo o porquê de enganar aos outros, alguém me explica por favor??!!!

Enviar um comentário

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial