da certeza?

Ludwig Wittgenstein
Da Certeza
Ed. Bilingue
Biblioteca de Filosofia Contemporânea
Edições 70, 2000


1. Se você, de facto, sabe que aqui está uma mão, admitiremos tudo o mais.
Quando alguém diz que uma certa proposição não pode ser provada, evidentemente que não quer dizer que não possa ser derivada de outras proposições; qualquer proposição pode ser derivada de outras. Mas estas podem não ser mais certas do que a já mencionada. (A este respeito existe um comentário interessante de H. Newman)

(...)

676. Mas, mesmo se nestes casos não posso estar enganado, não será possível que esteja drogado? Se estiver e se a droga me tornou inconsciente, então realmente não estou a falar e a pensar. Não posso supor seriamente que estou a sonhar neste momento. Alguém que disser a sonhar "estou a sonhar", mesmo se o disser audivelmente, ao fazê-lo, não tem mais razão do que se disser "está a chover", enquanto chove realmente. Mesmo se o seu sonho estiver, na verdade, ligado ao ruído da chuva.

1 comments:

Acho que vou comprar.

Interessou-me.

De qualquer modo, de baralhada já não passo. ;)

Enviar um comentário

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial